terça-feira, abril 10

A dissecação de um beijo I

Bem… queridas ouvintes isto hoje promete!
Dediquei-me pacientemente a pesquisar na Internet sobre o BEIJO.
Encontrei deliciosas pérolas e decidi partilhar convosco…

Podia falar do beijo artístico mas não me apetece!
Podia seguir a linha do beijo técnico… mas não estou virada para Hollywood!
Enfim… fiquei pelas coisas cientificas…sei lá emocionam-me mais!

Poucos prazeres físicos podem ser comparados ao proporcionado por um bom beijo, daqueles demorados, intensos e saborosos, os rápidos e ardentes ou até mesmo o roubado (Esta do roubado agrada-me mais que o pago…sempre fugimos ao IVA).

No dicionário, o beijo é o acto ou efeito de tocar os lábios sobre qualquer parte do corpo de uma pessoa, animal, ou sobre um objecto querido ou com valor simbólico, podendo incluir também movimentos de sucção, preensão etc.

Bem… eu cá por mim se não se importam… quero mesmo é falar do coiso quando lábios se encostam… outras partes corporais ou animais ou objectos…. Fica para uma próxima crónica… quando me der um ataque qualquer de coisa nenhuma.

A palavra beijo é derivada do latim:
1. "basium" é o beijo mais romântico, apaixonado, na boca;
2. "saevium", o beijo delicado e terno;
3. "osculum", o que é dado na face.

Se forem espertas, no próximo encontro com alguém assim a modos que mais chegado podem exclamar:
1. Dá –me um basiuuum e deixa-te de fitas!
2. Toma lá um saeviuuum e não te queixes!
3. Oscula-me que não lavei os dentes!

A ciência que estuda os beijos designa-se filematologia, dito assim parece estranho…. Mas deve ser qualquer coisa tipo a ciência (lógia) que “ou filas (file) este meu beijo ou mato-te (mato) já” !

Algum tarado da idade média deve estar na origem desta designação só pode… (não tive tempo de seguir a vertente histórica-social do beijo… porra não chego para tudo!), descobri ainda que, espantem-se minhas amigas, há quem tenha medo de beijar!

Essas além de serem meninas parvinhas (parvinicas moçuilas em latim) sofrem da chamada filemafobia.

Benza as Deus… que eu não as consigo perdoar!

Por falar em Deus…

Povos primitivos acreditavam que o beijo funcionava como um mecanismo que tinha a ver com o encontro de almas, ou melhor, com a incorporação delas no momento em que uma pessoa expelia o ar quente da respiração para a boca da outra… dito assim parece que não passamos de peixinhos balão com vontade de insuflar…

Na Grécia, beijo na boca era só entre pessoas da mesma família ou amigos bem próximos. Não se admirem portanto se a coisa da pedofilia tiver raízes gregas…e essa dos amigos mais próximos cheira-me a disfarce gay! Mas pronto eles lá sabiam…

Na Inglaterra, por volta do século 12, o beijo funcionava como uma espécie de pacto entre o vassalo e seu senhor, que por sua vez o protegia. O pacto só era quebrado com a morte de um dos dois.

Nada demais… este costume foi abandonado quando chegou a peste! Tenho sérias dúvidas quanto a lealdade entre os indivíduos…

Entretanto na Escócia antiga, ao declarar os noivos marido e mulher, era o padre quem beijava ambos nos lábios! Sacaninha do padre era bi!

Imaginem se a moda pega de novo… irra! Mas os escoceses são de facto notáveis, acreditavam nesta tanga do padre e para a felicidade do casal ficar ainda mais garantida, a noiva deveria beijar todos os convidados do sexo masculino, na boca, claro!

Cá nojo!

Isto é pior que a triste frase do Zé Macário (actual presidente da Câmara de Tavira) “Beijar uma moça que fuma é como lamber um cinzeiro”, sempre desconfiei que o gajo nunca lambeu nenhuma moça e passava o tempo a treinar beijos nos cinzeiros, mas isto são suposições minhas…

Mas beijo era coisa séria mesmo para os italianos do século 15.
Se um homem fosse apanhado a beijar uma mulher em público era obrigado a casar-se com a donzela!

Esta medida, dando que hoje em dia há toda uma igualdade de sexos, podia ser aplicada na legislação portuguesa… mocinha apanhada a beijar mocinha na rua… têm que casar! Isto para as famílias não ficarem mal vistas claro! (Por favor só peço que ninguém do Bloco de Esquerda leia isto… senão vira ante projecto lei!)

Está aqui a minha solução para os casamentos gays… é Lei… cumpra-se a lei mai nada!

Voltando a componente cientifica… Cientificamente, o beijo apresenta números interessantes:

- O beijo é uma bomba! Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos doze dos lábios e dezassete da língua (muito haveria para falar da língua mas não é o momento mais apropriado e ainda por cima vocês são todas Les e tem a mania de endeusar a língua!
Um dia destes falo sobre a cultura da língua vista por uma Les)

- Um beijo deveras apaixonado pode usar todos os 34 músculos faciais (eu nunca contei, por razões de tempo mas acredito piamente nisto!)

- Uma pessoa troca em média 24 mil beijos (de todos os tipos) ao longo de sua vida. Alguma voluntária para confirmar estatisticamente estes dados????

- Um beijo pode transmitir 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de saliva permanecem por 3 dias na boca de quem beijou.

Esta eu confirmo… há dias que a boca me sabe a alguém…mas ao fim de 3 dias já não consigo lembrar-me do nome calha bem! É o chamado sabor mistério!

- O beijo apaixonado pode ter uma pressão de até 12 quilos sobre os lábios. Isto nada tem a ver com uma pessoa ser gorda ou magra!

É por esta razão que não aconselho nem botox nem lábios de silicone… 12 quilos pode ser um beijo pesado e sair de lá com a boca deformada tipo Manuela Tonta Guedes.

- Em cada beijo, troca-se 9 miligramas de água; 0,7 g de albumina; 0,18 g de substâncias orgânicas; 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

Tá uma pessoa a dar o coiso toda envolvida e o papel da analise a sair pelas orelhas. As mais renitentes e com as manias das dietas aposto que vão protestar com os níveis de gordura!

Exijam certificados de beijos light (< 0,5 mg de gorduras).

- Ah mas tenho boas noticias para as taradinhas das dietas… Um beijo que dure 10 segundos, é capaz de queimar até 12 calorias. Um beijo de um minuto queima 26 calorias!

Hei voltem! Acabem de ler isto primeiro e vão depois então começar a emagrecer com este método a la Garamond!

- Mas tenho más noticias idem. Atenção cardíacas… As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante um beijo!

E para as que tem a mania das limpezas…Num beijo pode passar-se 250 vírus e bactérias diferentes… bem para ser sincera e antes que peguem na escova e no Sonasol… a saliva rasteja de uma boca para a outra com bactérias microscópicas que entram do ar, dos alimento e das mãos sujas.

Entre 10 milhões a 1 bilião de colónias (grupos das bactérias) são trocadas em cada beijo.

Mas a saliva contém também os produtos químicos anti-bacterianos que matam a maioria de bactérias antes que os germes se propaguem pelo beijo. Eu disse a maioria não disse todas!

Bem… é até melhor esquecer. Porque beijo é tão, mas tão íntimo, que cada pessoa faz ao seu jeito. E tem gente que não acerta. Irra!

Colocam a língua no lugar errado, perdem o ritmo e babam demais!

Uma em cada dez das minhas experiências cientificas baba-se no beijo e quando dorme… posso falar, um dia destes sobre a “Baba e o Romance Lésbico”, agora… termino a crónica!

Sem comentários: