terça-feira, junho 19

Espaço.... 2007

Há dias vi uma série na RTP 1, sobre o quotidiano de uma família tipicamente portuguesa (urbana depressiva lisboeta), dos anos 60 que passa domingo à noite.... não me recordo do titulo... sei lá...

Pelos cenários, personagens e histórias é um quase relato perfeito.

Fez-me recordar a minha infância, quando eu e o meu mano (entre os 6 e os 8 anos) insistíamos em chamar o Presidente da República, Américo Tomás, por Papa-Açorda, tudo porque uma vez assistimos a um discurso (longooooooo) do senhor na televisão e achamos que o gajo não batia bem da bola!

Só mais tarde percebemos o porque da nossa mãe quase nos fulminar sempre que dizíamos tal gracinha… era por ser PIDEatética… (para quem não sabe o que é/foi a PIDE, consulte a Wikipédia que eu hoje - nem depois - não tenho tempo para explicações detalhadas)

Ora a coisa (a tal série) fez me pensar…

Na década de 70 largávamos tudo sábado à tarde para assistir ao ESPAÇO 1999 e com o lego fazíamos as famosas pistolas espaciais e eu já tinha a mania que mais cedo ou mais tarde era como a Maia (que se transformava em animais, não a abelha e muito menos a pencuda do Tarot!), belos tempos em que eu queria ser tubarão… vá lá eu hoje perceber porque…

Naquele tempo, tinha pressa de viver e perguntava-me se em 1999 já estaria a viver num T1 na Lua.

O tempo passou e nada… a única coisa em comum com o sonho do ESPAÇO 1999, é que por vezes para chegar a casa demoro tanto tempo quanto uma viagem daqui ao satélite… tirando isso, nos subúrbios também há animais que de vez em quando… lá de vez em quando se transformam em pessoas… pois tem tudo a ver… (este delírio, deve ser do cappuccino, enganei me e comprei com cafeína).

Mas dizia eu, em pleno 2007, vivemos diariamente com uma permanente revolução tecnológica de tal forma que nem tempo temos para respirar… senão vejamos:

1. Quem nunca teclou o pin do Multibanco no microondas que atire a primeira pedra…

2. Quantas vezes preferiste enviar um email à pessoa que está sentada ao teu lado no trabalho, em vez de conversar sobre algo?

3. Há quanto tempo não jogas às cartas? (não vale o solitário no pc nem outros online)

4. No teu telemóvel criaste a pasta FAMÍLIA, no qual constam 9 números para 3 membros familiares (e mesmo assim a tua irmã já avisou que não tarda quer experimentar a UZO)

5. A razão porque não contactas a tua tia-avó há eras, é porque ela…. Não têm e-mail!

6. Se tens telefone fixo, quando ele toca a pergunta na tua cabeça já não é QUEM SERÁ mas qual o produto ou serviço que te querem impingir dessa vez… apenas porque todos os teus amigos já não usam telefone fixo.

7. Quando vais apanhar alguém, não sais do carro e tocas à campainha… mandas uma sms ou simplesmente dás um toque.

8. Passaste os teus primeiros 20, 30 ou até 60 anos sem telemóvel. Hoje se te esqueces dele(s), voltas a casa em pânico, para apanha-lo(s) nem que isso te atrase 3 horas!

10. Ms k eu t eskreva axim, tu entendes… e o teu dedo polegar é exímio em sms à velocidade da luz… e aprendeste uma nova língua o Smsês!

11. Quando compraste casa, tiveste a preocupação de verificar qual das redes de serviço telemóvel tinha mais sinal… nem perguntaste se a casa tinha dispensa…

12. Vais com regularidade à loja dos Chineses comprar extensões eléctricas. Descobriste que o cabrão do construtor só pôs 2 tomadas por quarto, o que é nitidamente pouco!

Se pões a carregar um dos telemóveis ou desligas o carregador de pilhas ou o leitor de Mp3… tá mal….

13. De manhã quando acordas, antes ligar a máquina do café, consultas o site da SAPO para leres as noticias… reclamas com a lentidão da internet e pensas em comprar outro pc só para ficar toda a noite ligado a zumbir enquanto sacas músicas ou filmes…

14. Há 4 anos que trabalhas na mesma sala mas para 3 empresas distintas. Ou melhor, trabalhas num edifício que já foi de 4 companhias distintas e no recibo de vencimento vem sempre a mesma empresa…

15. Descobriste ainda que o/a CHEFE, não sabe fazer (nem imagina como), o teu trabalho.

Só o/a desculpas porque compreendes a ingrata situação dele/a…acabou de sair da faculdade e o Padrinho já lhe arranjou emprego (porra não se faz uma coisa destas a um recém licenciado, é maldade!)

16. Já deves estar a olhar para o lado, a ver se alguém te vê a sorrir em frente ao PC. Todo o cuidado é pouco e tu só usas 6,30h por dia no local de trabalho para estes assuntos da internet… (aposto que apagas o histórico para não descobrirem que visitas um blog lésbico)

17. Mau… estás a ler isto e já a rir? (é nervos…)

18. Ahh… já sabes a quem vais mandar o link com este texto ou cópias de e-mail… (a tua lista de contactos para quem mandas qualquer e-mail é maior em Kb que o conteúdo do mesmo)

19. Estás tão distraído/a com esta parvoíce que nem reparaste que falta o item 9.

20. Voltaste atrás para comprovar que de facto não há item 9.

21. Pronto, agora sim. Podes rir… eu vou as couves, tá!


Gar
(este cappuccino é mesmo bera!)

4 comentários:

Viz disse...

Desculpa, tu ainda não tens UZO?

lololol
bjkas

Sabina disse...

LOL

Muito bom o post :-)

( eu tenho rede 4)

Bjos

Espirito da Lua disse...

Ola

Gostei esta muito giro:)

Bj Lua

Anónimo disse...

já passou um mês que "postaste" isto, mas mesmo assim não posso de deixar de dar os meus parabéns ao belíssimo "post", pois fiz exactamente o que descreves no final... enviei por mail à minha infinita lista, mesmo sem ler o ponto nº 16... quando vi ri-me ainda mais, para não falar do resto... cool...